domingo, 2 de maio de 2010

Olho e composição



Se nos outros dois textos sobre olhar e fotografia eu enfatizei sua ilusão de realidade e os incentivei a usar a natureza como referência para treinar a sua visão fotográfica, agora é o momento de tratar de um aspecto que é completamente artificial e particular da visão do fotógrafo: Composição.

Para alguns é um dos aspectos mais complexos, pois apesar de termos extensivos tratados escritos na idade média ou anteriores sobre o tema, é um assunto tão vasto que milhares de páginas não conseguem estabelecer regras claras que poderiam ser um guia de como fazer uma excelente foto.

Ao fotografar congelamos uma cena, um momento infinitamente pequeno da realidade, o transportamos para uma janela bidimensional. O formato desta janela e a posição dos elementos na foto vão ser de fundamental importância para o fotógrafo expressar sua visão particular.
Como a composição não existe na natureza, apenas na cabeça do fotógrafo, precisamos entrar neste mundo para estudar o assunto. É neste ponto que a erudição do fotógrafo vai ser decisiva. Conhecer o trabalho de vários fotógrafos, analisar, ver como eles posicionam os elementos dentro do frame, é o melhor exercício para treinar o seu olhar compositivo.

Existem regras de composição, terços, triângulos áureos etc... mas, são muito tímidas para explicar a complexidade ou simplicidade de uma fotografia excepcional, o máximo que se consegue com elas é uma foto OK . Como a composição existe antes da invenção da fotografia, o trabalho de pintores ou quaisquer outros artistas que coloquem elementos em uma tela bidimensional, também deve ser levado em conta.

Cada fotógrafo vai ter sua própria visão composicional e alguns são incrivelmente complexos. Minha sugestão de estudo é escolher um fotógrafo de cada vez e analisar suas fotos.

Veja em que local do frame estão os elementos mais importantes da foto, como ficaria a foto se estes elementos estivessem em locais diferentes?

Existe relação entre os elementos da foto? O que aconteceria se um fosse tirado ou acrescentado?
Dentre as várias fotos do mesmo autor quais os elementos que lhe diriam quem fez a foto? Existe uma “assinatura” ou um estilo? Qual?

Vá estudando os vários fotógrafos e artistas com esta metodologia, garanto que a composição de suas fotos irá se beneficiar de um entendimento mais profundo sobre o tema. Brinque, experimente e logo composição será um assunto simples para ti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário