sábado, 5 de junho de 2010

Preto e Branco digital.



Cada vez mais vejo imagens em preto e branco feitas com câmeras digitais, é uma espécie de moda. Muita gente acha que PB é mais “artístico”. O pior é ver pessoas que acham que quando uma foto não fica boa em cores é só passar para PB e “melhorar”...

Por incrível que pareça a fotografia digital é extremamente limitante para o PB, impresso em papel então, não há nem o que comentar.

A foto digital usa um sensor em vez do filme, para que o mesmo veja cores é preciso dividir as unidades do sensor com filtros coloridos. Sem estes filtros o sensor é naturalmente PB. Todas as câmeras que se vendem por ai têm estes filtros sobre o sensor, se não o tivessem produziriam imagens PB com três vezes mais resolução.

Fora a resolução, a imagem digital colorida tem 8 bits para cada cor o que significa 256 possibilidades de verde, 256 possibilidade de vermelho e 256 possibilidades de azul, o que vai dar pouco mais de 16 milhões de cores possíveis! Quando a imagem vai para o preto e branco vamos ter apenas 256 possibilidades de tons de cinza. É muito pouco! Por este motivo o PB digital é uma pálida imitação do PB analógico.

Uma das coisas mais hediondas que já vi é a comparação do grão do PB analógico com o ruído digital, como se fossem de alguma maneira semelhantes. Qualquer um com um olho mais apurado vê que ruído não é grão, e é feio! É como comparar um vinho Vega-Sicilia com um Chapinha. Tem gente que deixa imagens nojentamente ruidosas, feitas em ISO monstro como se fossem algo cult. Bem se vê que não tem a cultura para ver diferença.

Preto e branco não é um quebra galho de fotos ruins, tem toda uma linguagem própria que deve ser levada em conta mesmo no digital. Muita gente fala que é só uma questão de estilo, mas por todo lado que se veja o PB digital, só existem desvantagens em relação ao analógico.

Câmeras digitais coloridas produzem imagens PB com um terço da qualidade. Existem tantas câmeras de tantos fabricantes e todas coloridas competindo pelo mesmo mercado que acho que uma câmera compacta exclusiva para PB teria boa aceitação dos fotógrafos. Provavelmente teria um nicho de mercado maior do que os modelos atuais que são inúmeros e todos com sensor “bayer”. A câmera PB teria muito mais definição e sensibilidade sem os filtros coloridos sobre os pixels.

Grande parte da história da fotografia foi feita em preto e branco, usar um meio menos capaz nos faz ficar sempre abaixo de nossos ancestrais e nos impede de evoluir.

2 comentários:

  1. Olá, achei intessante o texto. Tenho experimentado a fotografia analógica em P&B e realmente há mais vida na fotografia. Os recursos digitais são muito limitados e na maioria das vezes artificiais. A fotografia perde sua expressão. É inegável que com o mercado digital, a imagem sofra uma banalização.

    ResponderExcluir
  2. O PB digital é uma pálida imitação do verdadeiro.

    Abraço,
    Alex

    ResponderExcluir