quinta-feira, 1 de abril de 2010

Go Digital

Ao contrário do G que foi pioneiro, eu demorei bastante para ter uma câmera digital, as primeiras versões de apenas 1 mega pixel nunca conseguiram me empolgar e minha olympus 35sp ainda tinha presença constante na mochila para um eventual snapshot. Os megapixels foram aumentando mas a foto digital não me pegou, foi por acidente que ganhei no natal 2008 de minha irmã uma simples Canon A580 com 8 megapixels.

Uma vez que já tinha a câmera em mãos, por que não testar? Esta câmera é automática, e demorei um pouco para entender como o diacho do programa funcionava e assim aprender a mentir para que a câmera me desse o que eu queria e não o que ela queria. Como o foco é eletrônico ele entra no cálculo da exposição, assim em grande angular tende a usar velocidades mais baixas e lente mais fechada, o que é um contra-senso uma vez que a profundidade de campo destes sensores diminutos é monstruosa.

Meio que domado o famigerado automático, consegui ter maior controle sobre o resultado, mesmo assim ainda faltava muito para as fotos digitais sequer arranharem o filme.

Ai, lembrei algo que o próprio G me falou, foto digital PRECISA ser tratada. Os contrastes, a nitidez e as cores do digital deixam muito a desejar. É necessário um programa de pós produção como o temível Photoshop, programa este que não me era estranho, pois fotos analógicas ao serem escaneadas precisam do mesmo tipo de trabalho.

Aí sim, as fotos começaram a se parecer com alguma coisa divertida, animado com o que obtive com a pequena A580 fiquei imaginando como seria uma Canon 40D, uma câmera que custa quase 15 vezes o preço da pequenina. Ao colocar as mãos no monstro a primeira coisa que fiz foi fazer fotos com ela e a 580 para comparar, se uma câmera pequena e barata conseguia tão bons resultados imagine o quão melhor seria a grande!

Decepção total! Apesar da 40D ser 2:3 que prefiro em vez de 3:4 da pequena e ter 10 mega pixels, a diferença na imagem é absolutamente minúscula em ISO100. Em ISO 200 a diferença já é maior, mas o ISO200 da 40D era pior que o ISO100 da 580, como sempre usei filme100ASA, ISOs altos nunca me importaram e não fazem a menor diferença.

Moral da história, se você quer começar a fotografar, pode muito bem comprar uma câmera simples compacta e que tenha comandos manuais, sem se preocupar com a qualidade da imagem em teoria “superior” de DSLRs. Iniciantes tendem a achar que o único jeito de aprender a fotografar é com estas câmeras mais caras. Grande bobagem! Qualquer câmera compacta que lhe permita controlar abertura e velocidade de forma independente pode lhe dar excelentes resultados. Quem fará a diferença é você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário