sexta-feira, 2 de abril de 2010

Você confia na memória?

E na memória de sua câmera?

Quantos gigabytes tem no seu cartão? Aposto que uma boa parte dos fotógrafos sabe isso de cabeça, talvez uma boa parte saiba mais ou menos quantas fotos cabem nele.


Mas você sabe qual é a velocidade de seu cartão de memória?

Parece que isso é negligenciado por muitos, mesmo bons fotógrafos. E, a meu ver, é um ponto importantíssimo de seu equipamento. Veja algumas vantagens de um cartão com maior velocidade:
  • Menor tempo de resposta da câmera entre uma foto e outra (sabe quando a câmera fica com uma luzinha piscando, pra você esperar até ela se preparar pra próxima foto, e enquanto isso as oportunidades vão passando?);
  • Menor tempo de resposta pra revisar as fotos na câmera;
  • Menos tempo pra baixar suas fotos no computador;
  • Maior número de fotos tiradas continuamente (dependendo da câmera usada; em algumas delas a velocidade do cartão não importa).
Normalmente, as velocidades de leitura e gravação de dados são diferentes, e bem diferentes; a de leitura costuma ser maior. No meu ponto de vista, a mais crítica é a velocidade de gravação; ela é que vai lhe ajudar a tirar fotografias mais rapidamente (a primeira bolinha da lista acima).

Isso também é válido pra pen drives, ou flash drives, etc. Quanto maior a velocidade, menor o tempo pra gravar e ler seus dados.

E como saber a velocidade de sua memória? Bem, você pode acreditar na palavra do fabricante (ou do vendedor), de terceiros (talvez você esteja acreditando na minha, agora) ou fazer o teste por conta própria. Eu estou usando um programinha gratuito chamado Check Flash 1.11 (baixe diretamente do desenvolvedor, http://www.brothersoft.com/publisher/cherkes-mihail.html). O programa testa a velocidade de leitura (R) e a de gravação (W) dos dados; um teste simples com 4GB leva uns 25 minutos (menos para cartões mais rápidos ou com menos memória).

Veja os resultados de algumas memórias:

Cartões SD e SDHC

PNY 2GB SD (E)
R 13.370 MB/s; W 6.122 MB/s


Transcend SDHC 16GB, class 6 (E)
R 8.564 MB/s; W 6.014 MB/s

Kingston SDHC 32GB, class 4 (E)
R 10.769 MB/s; W 5.338 MB/s

Super Talent SDHC 32GB (E)
R 8.921 MB/s; W 4.978 MB/s

Integral SDHC 4GB, class 4 (E)
R 24.581 MB/s; W 3.859 MB/s

Canon SD 16MB (C)
R 45.413 MB/s; W 1.909 MB/s

Kingston SD 512MB (I)
R 7.893 MB/s; W 1.050 MB/s

Pen Drives

Kingston DT Mini Slim 4GB (E)
R 49.817 MB/s; W 6.405 MB/s


Sandisk Cruzer micro8GB (E)
R 35.036 MB/s; W 6.268 MB/s

Kingston Datatraveller 8GB (I)
R 9.355 MB/s; W 1.886 MB/s

Kingston Datatraveller 2GB (F) amarelo
R 18.788 MB/s; W 1.764 MB/s

Kingston Datatraveller DTI/2GB (E) verde
R 14.131 MB/s; W 1.305 MB/s

A diferença é enorme, não? Imagine que a sua câmera, pra gravar uma foto de 5MB, irá levar uns 4,8 segundos no cartão SD mais lento, e só 0,8 segundos no mais rápido... Imagine o que você pode fotografar nesses quatro segundos de diferença!

As memórias marcadas com (E) acima foram compradas nos EUA, as marcadas com (I) foram compradas na Santa Ifigênia, em SP, a marcada com (F) foi comprada em Fortaleza, a marcada com (C) veio junto com uma câmera Canon. Dá pra ver um padrão (*)?

Memórias compradas nos EUA e em SP parecem ter velocidades bem distintas, o que me sugere que várias que encontramos em SP são de "segunda linha" ou pior, falsificações. Cuidado com as marcas mais famosas, porque essas são as mais falsificadas!

Lembrando o título deste post, a confiabilidade também varia. Cartões de memória infelizmente também podem apresentar falhas, o que significa que os dados contidos neles podem ser perdidos. Cartões baratos ou velhos costumam dar mais problemas que cartões de boa marca e novos.

E então, você confia na memória?

------------------------

Já pra filmagem diretamente em cartão de memória (câmeras fotográficas ou filmadoras), a velocidade tem efeito limitante, mas não quantitativo: a câmera precisa de uma taxa de transferência constante, sem falhas, dependendo da qualidade da filmagem (resolução, compressão, quadros por segundo, qualidade do som, etc.); se o cartão atinge o mínimo, ele funciona. Por outro lado, pra baixar seus filmes para o computador, quanto mais rápido melhor!

------------------------

(*) Claro que os preços também foram bem diferentes! Se a velocidade não importa muito pra você, melhor pro seu bolso - significa que pode pagar menos pelos mesmos GB...

Nenhum comentário:

Postar um comentário